Empresário oculto vai doar para restaurar Borba Gato

No último sábado a estátua foi incendiada como uma maneira de criticar o seu legado e símbolo histórico

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), revelou nesta segunda-feira (26) que um empresário se propôs a doar o valor necessário para restaurar a estátua de Borba Gato.

No entanto, Nunes afirmou que o empresário quer o manter o seu nome no anonimato.

“Não temos ainda o valor exato, porque a gente precisa ter o laudo do Departamento do Patrimônio Histórico (DHP), mas a gente já tem o empresário que vai fazer a doação e a estátua será restaurada”, disse o prefeito.

No último sábado (24), a estátua de Borba Gato, que fica em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, foi incendiada como uma crítica ao legado histórico do monumento.

Notícias relacionadas

O grupo, formado por jovens, se identifica como “Revolução Periférica” e assumiu oficialmente a autoria do incêndio em suas redes sociais. Aos críticos da ação, os membros da organização aconselharam uma busca na internet para descobrirem quem de fato foi o homenageado na escultura.

Avatar de Marcelo Hailer

Marcelo Hailer

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR