Braço direito de Aras, subprocuradora que diz que "estão politizando o Covid" parte para cima de governadores

Em segundo pedido de informações, Lindôra Araújo levanta acusações contra os governadores pedindo justificativas sobre "a desativação de diversos hospitais de campanha no ano passado, considerando que a pandemia prossegue

A subprocuradora Lindôra Araújo - Foto: ReproduçãoCréditos: PGR
Escrito en POLÍTICA el

Braço direito de Augusto Aras, a subprocuradora Lindôra Araújo enviou novo ofício na sexta-feira (16) intimando governadores dos 26 estados e do Distrito Federal a explicarem dentro de cinco dias a utilização das verbas federais no combate à Covid-19.

Aliada de Aras, subprocuradora-geral minimiza pandemia no Brasil: “Estão politizando o Covid”

Lindôra, que recentemente minimizou a pandemia dizendo que "estão politizando o covid", tem sido usada por Aras e Jair Bolsonaro (Sem partido) em uma espécie de contra-ataque à investigação que terá início no senado com a instalação da CPI do Genocídio.

A subprocuradora comanda a Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do Ministério Público Federal (1CCR/MPF) e é responsável pelos procedimentos dentro da PGR que investiga as políticas de combate à Covid-19.

No pedido de novas informações - ela já havia enviado ofício no dia 12 de março (confira as respostas aqui) - Lindôra levanta acusações contra os governadores pedindo justificativas sobre "a desativação de diversos hospitais de campanha no ano passado, considerando que a pandemia prossegue e que a falta de leitos pode deixar pessoas sem a assistência adequada, além de representar possível prejuízo ao erário ou mau uso da verba pública".

A subprocuradora requisita informações completas sobre as verbas federais e estaduais utilizadas na construção dos hospitais de campanha, incluindo especificação de valores repassados pela União aos estados e a quantia redistribuída aos municípios. Também pede a relação completa dos insumos e equipamentos das estruturas desativadas, com a comprovação da destinação de bens e valores. Além disso, solicita dados sobre o uso das verbas federais destinadas ao combate à pandemia, perguntando, por exemplo, se algum valor foi realocado para outros fins.