Brasil é o país com o maior aumento de casos de coronavírus no mundo, diz OMS

Todos os países que adotaram lockdown nas últimas semanas registaram queda acentuada de óbitos por Covid-19

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que registrou o maior aumento no número de novos casos de coronavírus entre os cinco países mais atingidos.

Segundo relatório da OMS, o Brasil teve uma expansão de 21% de novos infectados por coronavírus na última semana. Ao mesmo tempo, houve uma queda no mundo de 6%. A tendência de queda, segundo a OMS, se deu por conta de medidas de confinamento.

Entre os dias 10 e 17 de janeiro foram registrados 4,7 milhões de novos casos no mundo. Todavia, se o número de infecção é menor do que da semana anterior, o número de mortes atingiu inéditos 93 mil em uma semana, um aumento de 9% em relação à semana anterior.

A OMS também revelou que, neste momento, há 93 milhões de casos e mais de 2 milhões de mortes.

Por conta dos novos lockdown, a Europa registrou uma queda de 15% nas infecções por coronavírus, ao mesmo tempo, as mortes continuam a aumentar. Para a OMS, o número de mortes hoje é resultado do cenário de contaminações das duas semanas anteriores, ou seja, entre o Natal e o réveillon.

O Sudeste Asiático registrou uma queda de 2% de novos casos. Já os Estados Unidos registraram uma queda de 11% na comparação com a semana anterior; ainda assim, o país teve, na última semana 1,5 milhão de novos casos.

Por sua vez, o Brasil segue na tendência contrária: registrou, na última semana, 379 mil casos, um aumento de 21%. Além disso, o Brasil é o país com o maior salto entre os locais mais atingidos pelo vírus.

Publicidade

O relatório da OMS informa que o Brasil superou, mais uma vez, o Reino Unido no registro de novos casos. Para a organização, as medidas rígidas de restrição de locomoção é que foram responsáveis pela queda de 19% de novos casos no Reino Unido.

Por fim, o Brasil registrou um aumento de 12% em óbitos em comparação com a semana anterior: 6,7 mil pessoas morreram vítimas da Covid-19. A atual taxa de expansão do vírus no Brasil é similar ao que foi registrado nos EUA, onde foi registrado 23 mil novas mortes na semana passada.

Publicidade

Com informações do UOL.

Avatar de Marcelo Hailer

Marcelo Hailer

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR