Brasil fica fora de primeira leva de vacinas por ignorar Pfizer, diz Átila Iamarino

Laboratório anunciou que seu imunizante contra a Covid-19 mostrou 90% de eficácia provisória em testes

Frascos de vacinas contra o novo coronavírus em teste (Foto: Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O biólogo Átila Iamarino publicou em seu Twitter, nesta segunda-feira (9), que o Brasil deve ficar fora da primeira leva de doses da vacina da Pfizer porque o governo Jair Bolsonaro ignorou o contato do laboratório feito em julho.

Mais cedo, nesta segunda-feira, a empresa divulgou que os primeiros resultados do estudo de seu imunizante mostraram eficácia provisória de mais de 90% contra o novo coronavírus, em voluntários que não tinham evidência de contato prévio com o Sars-Cov-2.

“Torcendo pra não guardarem mágoas. Já vamos ficar de fora da primeira leva de doses da Pfizer porque o governo federal do Brasil ignorou o contato deles em julho. Agora vamos pro fim da fila”, escreveu Iamarino.

https://twitter.com/oatila/status/1325828408874590210

Testes da Pfizer

As vacinas da Pfizer estão em testes em voluntários no Brasil atualmente. As doses estão sendo desenvolvidas em conjunto com a farmacêutica alemã BioNTech.

No entanto, de acordo com a farmacêutica, ainda não há acordo com o governo brasileiro para a produção da vacina no país. A compra da vacina em teste teria sido oferecida, mas não houve resposta.

No comunicado, a Pfizer não dá maiores detalhes sobre os testes. No entanto, deixa claro que esses resultados ainda não a habilitam a pedir uma autorização de emergência à FDA (Food and Drugs Administration, órgão dos EUA equivalente à Anvisa brasileira) para aplicação das doses na população em geral.

O laboratório diz esperar que os resultados de uma média de dois meses de dados de segurança de seu estudo em relação à segunda dose da vacina estejam disponíveis na terceira semana deste mês. Essa etapa é exigida pela FDA para conceder uma autorização emergencial de uso para o imunizante.