Brasil supera 100 mil mortes por coronavírus sem sinais de redução da pandemia

Segundo contagem de consórcio de jornais, país atinge marca trágica em menos de cinco meses, com números de óbitos e infecções em alta; casos confirmados chegam a quase 3 milhões

Covas coletivas em Manaus, Amazonas - Foto: Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Brasil superou na tarde deste sábado (8) a trágica marca de 100 mil mortes causadas pelo coronavírus, menos de cinco meses depois de o país registrar a primeira morte decorrente da covid-19.

Segundo dados de um consórcio de jornais coletados com as secretarias estaduais da saúde, foram registradas 538 novas mortes de ontem até 13h30 deste sábado e o país já soma 100.240 mortos pela doença.

O número de casos confirmados beira os 3 milhões, com 21.732 novas notificações nas últimas 24 horas e um total de 2.988.796 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Especialistas apontam para subnotificação e um número real de casos bastante acima deste patamar.

Considerando os dados de hoje, o Brasil tem cerca de 6,5% dos casos mundiais e 7,2% dos mortos pela doença no mundo, embora o país abrigue apenas 2,7% da população do planeta. É o segundo mais atingido, atrás apenas dos Estados Unidos.

"Vamos tocar a vida. Tocar a vida e buscar uma maneira de se safar deste problema", disse o presidente Jair Bolsonaro ao comentar os números, em transmissão nas redes sociais, na última quinta-feira (6).