Brasil supera EUA em novas mortes por Covid por milhão de habitantes

Após registrar 1840 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira, o Brasil superou os Estados Unidos quando se leva em consideração a proporção de habitantes de cada país.

Pacientes sendo transferidos em Manaus por falta de leitos | Foto: Fotos Públicas
Escrito en NOTÍCIAS el

Segundo levantamento feito pela Folha de S. Paulo, com as 1840 novas mortes (recorde até este momento), o Brasil registrou, na quarta, uma média móvel de 6,3 novos registros de óbitos para cada um milhão de pessoas.

Nos EUA, foram 1924 novas mortes, o que significa 5,8 mortes por milhão, também considerando a média móvel.

Ainda que a diferença seja pequena, os óbitos nos EUA seguem em queda constante e, portanto, a tendência é que a distância entre a métrica brasileira e a americana seja ampliada nos próximos dias.

Além disso, desde que o novo presidente dos EUA, Joe Biden, foi iniciado um processo de vacinação em massa da população estadunidense: 23,8% já foram vacinados.

Já no Brasil, apenas 3,5% da população já recebeu alguma dose dos imunizantes disponíveis. E para piorar, o país enfrenta o avanço de novas cepas do coronavírus, que são mais transmissíveis e letais.

No ranking dos países com mais de 10 milhões de habitantes, o Brasil estava, até a noite desta quarta-feira, em quarto lugar.

Nos dois primeiros meses desse ano, já foram registrados quase 65 mil óbitos por Covid-19 no Brasil. Há 42 dias mais de mil pessoas morrem por complicações da Covid.

Desde o início da pandemia, o Brasil já registrou 259,4 mil mortes, ficando atrás apenas dos EUA.