Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h13

Brasil é penúltimo na América Latina em ranking de participação feminina na política

Entre os países da América do Sul, o Brasil é o penúltimo colocado no ranking que mede a participação feminina nas câmaras federais. Apenas 9% das brasileiras são parlamentares. Atrás do Brasil, a Colômbia ficou com a última posição, com menos de 8,5%. A Argentina é o país que lidera o levantamento, com 40% dos assentos nas câmaras ocupados por mulheres. Os números fazem parte de um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A deputada estadual Helena Barros Heluy (PT/MA) lamenta o resultado da pesquisa. Segundo ela, as mulheres enfrentam uma dificuldade histórica para assumirem cargos de poder:

“A história e as leis foram perversas com relação à mulher. Por isso que agora no terceiro milênio, século XXI, a mulher ainda não se encontra como deveria e poderia estar. Isto é, ocupando os espaços, sobretudo, de tomada de decisão.”

Na Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, dos 42 parlamentares, apenas sete são mulheres. A deputada Helena ainda ressaltou a importância da participação da mulher na política para a construção de uma sociedade mais democrática:

“Dentro da questão de construir-se um país republicado, democrático, temos que caminhar juntos [mulheres e homens]. Ser algo vindo realmente do exercício de direitos, da cidadania.”

No mundo, o país com maior representatividade da mulher na política é a Suécia, com 47%. Depois vem Cuba, com 43% e Finlândia, com 41%.

Com informaçoes da Radioagência NP.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags