Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h05

Brasil vai contestar junto à OMS retenção de remédios na Holanda

O governo brasileiro vai contestar na sexta-feira, 23, durante a reunião do conselho executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), contra a retenção de um carregamento do medicamento Losartan, que é usado para combater a hipertensão arterial.

A retenção de uma carga do princípio ativo do medicamento genérico Losartan -usado no controle da hipertensão- causou um incidente diplomático entre Brasil e Holanda. A carga, importada pela brasileira EMS, vinha da Índia e ficou presa no porto de Roterdã, sob alegação de ser pirateada.  No Brasil e na Índia, o medicamento não é protegido por patente e pode ser importado. Na Holanda, porém, o laboratório alemão Merck é o detentor dos direitos do Losartan e acabou solicitando a retenção.

Para o governo brasileiro, a atitude das autoridades holandesas é um "grave retrocesso" no acesso universal aos medicamentos. Uma resolução da OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que a disputa por patentes não deve ser confundida com pirataria e falsificação.

(Com informação de agências)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags