Bruno Covas é enterrado em Santos ao lado de seu avô, Mario Covas

Prefeito da cidade de São Paulo lutava há mais de um ano contra o câncer e faleceu na manhã deste domingo

Bruno Covas | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O corpo do prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi enterrado no começo da noite deste domingo (16) no Cemitério do Paquetá, em Santos (SP). Bruno foi enterrado no mesmo jazigo onde está o seu avô, Mario Covas, que também faleceu vítima de um câncer em 2001.

Antes do sepultamento, uma cerimônia foi realizada no Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, onde familiares e amigos próximos se reuniram no começo da tarde. Posteriormente, o corpo de Bruno Covas foi colocado em um carro de bombeiros para realizar um cortejo pela cidade de São Paulo. Militantes do PSDB, admiradores e cidadãos em geral ocuparam as ruas para prestar as últimas homenagens ao prefeito.

Após o cortejo pela capital paulista, o corpo seguiu para a cidade de Santos (SP) para uma cerimônia restrita à família. O corpo do prefeito foi sepultado por volta das 18h no mesmo jazigo onde o seu avô, o também político e governador de São Paulo, Mario Covas, está enterrado.

Bruno Covas, um democrata como o avô, tem morte trágica de câncer como ele em pleno mandato

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas Lopes (PSDB), não resistiu às complicações provocadas por um câncer que lutava desde 2019 e faleceu, às 8h20 da manhã deste domingo (16). O óbito foi confirmado pelo Hospital Sírio-Libanês, onde ele estava internado. Veja nota da Prefeitura de São Paulo abaixo:

“O prefeito de São Paulo Bruno Covas faleceu hoje às 08:20 em decorrência de um câncer da transição esôfago gástrica, com metástase ao diagnóstico, e suas complicações após longo período de tratamento. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 2 de maio, sob os cuidados das equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, Dr. Artur Katz, Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Prof. Dr. Raul Cutait e Prof. Dr. Roberto Kalil.”

Covas se afastou das funções na prefeitura em 3 de maio para tratar do câncer metastático que era acometido. Ele lutava contra um adenocarcinoma, entre a região do esôfago e do estômago, desde outubro 2019. Em fevereiro de 2021, foram encontrados novos pontos no fígado e, posteriormente, nos ossos. Em abril, o prefeito sofreu piora em seu estado de saúde com o acúmulo de líquido ao redor dos pulmões e do abdômen que, segundo os médicos, era decorrente da inflamação de um dos tumores.

A trajetória de Bruno Covas

Bruno Covas Lopes nasceu em Santos, no dia 7 de abril de 1980. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo e em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ligado à política desde criança, Bruno era neto do ex-governador do estado de São Paulo Mário Covas e, assim como o avô, filiado ao PSDB. Em 1995, quando foi estudar em São Paulo, no Colégio Bandeirantes, teve a oportunidade de morar com o avô.

A sua carreira começou em 2004, ano que que se candidatou a vice-prefeito de Santos na chapa de Raul Christiano pelo PSDB. Nos anos de 2005 e 2006, foi assessor da liderança dos governos de Alckmin e Cláudio Lembo na Assembleia Legislativa.

Em outubro de 2016, foi eleito vice-prefeito da cidade de São Paulo, na chapa de João Doria, assumindo a prefeitura em 6 de abril de 2018 em razão da renúncia de Doria.

Em 2020, Covas foi reeleito prefeito de São Paulo, tendo conseguido o feito inédito de vencer em todos os distritos eleitorais da cidade no primeiro turno.