Butantan envia à Anvisa pedido de início de estudo clínico da ButanVac

Se aprovado, o instituto pode dar início ao teste com humanos; a vacina deve ser a primeira a ser produzida integralmente no Brasil

João Doria no anúncio da ButanVac (Foto: Governo do Estado de São Paulo)
Escrito en BRASIL el

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (23), durante coletiva sobre a pandemia, que o Instituto Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para dar início ao estudo clínico (com humanos) da ButanVac.

A ButanVac foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) em março e, à época do lançamento do imunizante, o governador Doria afirmou que ela era fruto de uma produção 100% nacional, mas, posteriormente admitiu que foi utilizada tecnologia desenvolvida pelo Hospital Mount Sinais, de Nova York, para desenvolver o vetor viral do imunizante.

A previsão inicial do Butantan era de que os testes clínicos tivessem início em abril, mas, como a Anvisa deve levar algum tempo para analisar os documentos, o prazo não deve ser cumprido.

A ButanVac, apesar das parcerias internacionais, será produzida na sua integralidade no Brasil, ou seja, não vai depender da importação de insumos para a sua produção.

Doria alfineta Bolsonaro: “ButanVac é uma lição para os negacionistas”

Durante a coletiva de lançamento da ButanVac, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) aproveitou o momento para criticar o presidente Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores e revelou que a vacina produzida pelo Butantan foi oferecido em agosto ao governo Federal.

“São Paulo acredita e aposta na ciência e sabe que a ciência ajuda a salvar vidas e a garantir um futuro melhor para o nosso país. A butanVac é uma lição aos negacionistas, aos que negam a ciência, desprezam a medicina, aos que se colocaram distante da vida. Pra vocês: ButanVac, coloquem nos seus braços para que vocês possam ser salvos também”, disse Doria.