Entrevista exclusiva com Lula
16 de julho de 2013, 11h07

Caixa não foi autorizada a antecipar pagamento do Bolsa Família

Antecipação dos depósitos contribuiu para a propagação dos boatos sobre fim do programa social

Antecipação dos depósitos contribuiu para a propagação dos boatos sobre fim do programa social

Por Igor Carvalho

Banco público não teve autorização para antecipar pagamentos (Foto: Agência Brasil)

No mês de maio, a antecipação dos pagamentos aos beneficiários do Bolsa Família contribuiu para que os boatos sobre o fim do programa levassem milhares de pessoas às agências da Caixa Econômica Federal (CEF), gerando tumulto e quebradeira em algumas agências. Para antecipar os pagamentos, a CEF necessitava de uma autorização do Ministério do Desenvolvimento Social, porém, o aval não havia sido dado.

A Polícia Federal (PF) concluiu, na semana passada, que não houve crime no caso, e arquivou o processo. Porém, ao constatar que a Caixa não tinha autorização prévia para antecipar os pagamentos, a PF destacou a operação como um dos fatores que contribuiu para a propagação do boato.

As regras do Bolsa Família não permitem pagamentos antecipados sem autorização do governo. A portaria 204, de 2011, é explícita sobre essa questão. “Em caso de necessidade, o calendário de pagamento fixado anualmente poderá ser ajustado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.”

Em entrevista coletiva, após os boatos e tumultos nas agências, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, afirmou na ocasião que o banco havia recebido autorização prévia do Ministério. 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum