Cajati flexibiliza quarentena, tem explosão casos de coronavírus e entrega kit cloroquina

Prefeito de cidade no interior de São Paulo segue orientações do presidente Jair Bolsonaro e culpa testes pela alta de infecções

Bolsonaro e a cloroquina (Reprodução)Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en CORONAVÍRUS el

A cidade de Cajati, no Vale do Ribeira, saltou de 234 para 571 casos confirmados de coronavírus -- um aumento de 144%. O surto no município do interior de de São Paulo acontece logo após o prefeito Vavá Cordeiro (PSB) reduzir a quarentena e defender o uso da cloroquina no tratamento da covid-19, contrariando estudos científicos.

Cajati tem os piores números da região, 894 casos e 15 óbitos. O prefeito, que emula o discurso do presidente Jair Bolsonaro, determinou a distribuição de kits com o medicamento.

“O aumento veio porque a gente começou a testar as pessoas. Testamos todos os departamentos e temos três multinacionais que começaram a testar os funcionários. Se testou, vão aparecer as pessoas que têm a Covid”, alegou o Cordeiro.

Além de não ter a sua eficácia no tratamento da covid-19 comprovada, diversos estudos científicos recentes mostraram que o uso de cloroquina não surte efeito em infectados com coronavírus. No entanto, o prefeito diz seguir as orientações do governo Bolsonaro e incentiva a utilização do medicamento.

“Temos uma equipe médica que acredita bastante na hidroxicloroquina e, com o pedido que fizemos para o presidente Jair Bolsonaro, que enviou 1.500 comprimidos, a gente já faz a testagem e entrega o kit com o remédio”, afirmou.

Especialistas já afirmaram que a distribuição dos chamados "kit covid", com remédios que não são indicados para o tratamento da doença e sem a devida receita é crime.

Com informações da Folha de S.Paulo

Temas