Candidato à reeleição, vereador Zico Bacana é baleado no Rio e corre risco de morrer

De acordo com a assessoria de imprensa do vereador do Podemos, ele fazia campanha em um bar da Zona Norte da capital fluminense quando foi alvejado

Reprodução/Instagram
Escrito en BRASIL el

Mais um caso de violência contra políticos que são candidatos nessas eleições municipais foi registrado neste domingo (2) no Rio de Janeiro. O vereador Zico Bacana (Podemos), candidato à reeleição, foi baleado enquanto fazia campanha em um bar na Zona Norte da capital fluminense.

O parlamentar foi encaminhado ao Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, e segundo a assessoria de imprensa do vereador, ele corre o risco de morrer. Não há informações sobre o suspeito de ter efetuado os disparos.

Pouco antes do incidente, Zico Bacana havia postado no Instagram uma foto em uma partida de futebol na região do bar em que foi atingido. Ele é ex-policial militar e, de acordo com reportagem de junho do The Intercept Brasil, teria ligação com milicianos.

Outros ataques contra políticos

A notícia de que Zico Bacana foi baleado vem após outros casos de políticos envolvidos nas eleições municipais que foram alvo de violência.

No final de setembro, o ex-presidente da Câmara Municipal de Patrocínio (MG) e pré-candidato a vereador, Cassio Remis (PSDB), foi assassinado a tiros após ser interrompido pelo assassino enquanto fazia uma live denunciando uma obra da prefeitura.

O autor dos disparos seria o ex-secretário de Obras da cidade, Jorge Marra, que foi preso. Marra é irmão do atual prefeito da cidade, Deiró Marra.

Já em 11 de outubro, o candidato a vereador de Embu das Artes, Denis Viana (PSC), foi morto a tiros. O fato ocorreu após uma confusão em um bar da periferia da cidade, na Grande São Paulo. Naquele mesmo final de semana, Domingos Barbosa Cabral (DEM), o Domingão, também foi assassinado a tiros em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Mais recentemente, em 26 de outubro, um candidato a vereador pelo PSB em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE), foi encontrado morto dentro de sua casa. Evangelista de Sousa Jerônimo, conhecido como Batista da Banca, tinha 51 anos e morava sozinho em frente ao seu comitê de campanha. Seu corpo foi encontrado com marcas de facadas.