O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o escritor Olavo de Carvalho foram dois dos responsáveis por orquestrar ataques ao Supremo Tribunal Federal nas redes sociais. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25) pela CNN Brasil, com base em um dos 74 anexos do chamado inquérito das fake news.
A menção a Carlos e Olavo está no depoimento do deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), que consta no documento. Segundo o depoimento de Frota, "os alvos dos ataques dessa organização são definidos por algumas pessoas, podendo o depoente citar dentre elas Olavo de Carvalho, Carlos Bolsonaro".
O inquérito das fake news investiga a máquina bolsonarista nas redes, com a distribuição de conteúdos falsos, ataques a adversários do presidente Jair Bolsonaro e ameaças a ministros do STF. Em maio deste ano, no âmbito das investigações, foi deflagrada uma operação da Polícia Federal contra políticos, empresários e militantes bolsonaristas.
No depoimento, Frota ainda relatou um encontro em um restaurante de São Paulo, no qual estavam presentes Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro e outro filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O trecho citado não cita datas, mas trata Jair Bolsonaro como "então candidato".
"Nessa ocasião, o vereador Carlos disse ao seu pai que era necessário um impulsionamento no Facebook, ao que o então candidato respondeu que era necessário viabilizar verba para isso, ao que o vereador Carlos respondeu que para esse fim deviam procurar Otávio. Posteriormente, o declarante apurou que essa pessoa era Otávio Fakhoury, advogado e empresário no ramo de investimentos (...). Otávio Fakhoury promoveu inclusive um encontro de todos os militantes virtuais em um hotel em São Paulo e acabou se tornando tesoureiro do PSL", relata o documento.
Um laudo assinado por três peritos não foi capaz de concluir a participação decisiva de robôs nas redes sociais para impulsionar os ataques, informando que "os seguidores dos perfis influenciadores podem ser compostos por pessoas reais, robôs, ou até mesmo por perfis secundários do próprio influenciador digital".