Carrefour é condenado a indenizar casal gay agredido por seguranças

A agressão ocorreu em 2016, quando dois homens foram perseguidos e agredidos pelos funcionários da rede

Escrito en LGBTQIAP+ el

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou, no último dia 11 de novembro, o Carrefour a indenizar um casal gay que foi agredido por seguranças da rede.

A sentença determinou que o mercado pague R$ 10 mil para cada uma das vítimas e que arque com os custos do conserto do carro, que foi depredado pelos seguranças.

O caso aconteceu durante as eleições de 2016, quando o casal resolveu deixar o carro no estacionamento do Carrefour para ir votar.

De acordo com o processo, os seguranças disseram que eles não poderiam deixar o carro no estacionamento e começaram a xingar os dois homens, que correram, com medo de agressão física, para o interior do veículo. Foi quando os seguranças perseguiram o casal e começaram a dar chutes no carro e xingá-los.

Dentro do carro e com as ameaças ocorrendo do lado de fora, o casal tentou ir embora, porém, os seguranças fecharam a cancela do estacionamento e os clientes precisaram derrubar a cancela.

A defesa dos funcionários tentou alegar que as vítimas não haviam feito compra no mercado e que, portanto, não poderiam utilizar o estacionamento, porém, ficou comprovado que eles fizeram compras no estabelecimento.

Dessa maneira, o desembargador Andrade Neto, relator do processo, afirmou que as vítimas "foram submetidas à humilhação e ao constrangimento", informa o jornal O Tempo.

Por fim, o casal também alegou no processo homofobia por parte dos seguranças que, de acordo com testemunho das vítimas, o ofenderam com injúrias homofóbicas. Todavia, o relator do processo disse que tal tese não ficou comprovada.

Racismo no Carrefour

Barbárie em Porto Alegre em plena véspera do feriado pelo Dia da Consciência Negra. Dois seguranças da loja do Carrefour no bairro de Passo D’Areia espancaram um homem negro, identificado como João Alberto Silveira Freitas. A vítima tinha 40 anos e morreu em decorrência da agressão que sofreu.

Temas