Fórumcast, o podcast da Fórum
24 de abril de 2015, 11h39

Casa do Povo? Cunha quer instalar catracas no acesso ao plenário da Câmara

Quando estiverem em operação, os equipamentos permitirão apenas a entrada dos 513 deputados, 81 senadores, dois ou três assessores por partido, jornalistas com credencial e assessores técnicos.

Quando estiverem em operação, os equipamentos permitirão apenas a entrada dos 513 deputados, 81 senadores, dois ou três assessores por partido, jornalistas com credencial e assessores técnicos

Por Redação

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quer limitar o acesso ao plenário da Casa. O plano é que, a partir de agosto, quem queira adentrar o espaço tenha que passar por catracas biométricas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os equipamentos permitirão que acessem o plenário por reconhecimento digital apenas os 513 deputados, 81 senadores, dois ou três assessores por partido, jornalistas com credencial e assessores técnicos. Atualmente, o controle de entrada é de responsabilidade de seguranças, que o fazem manualmente: colocam pins na lapela dos parlamentares e conferem credenciais de servidores e repórteres.

De acordo com a matéria do Estadão, o deputado Beto Mansur (PRB-SP), 1º Secretário da Câmara, encomendou estudo para analisar a situação. O levantamento contabilizou um fluxo médio de 265 pessoas a cada cinco minutos no plenário. “Já levei muita gente para dentro do plenário, mas tem que ter regra”, admite Mansur. Ele declara não saber quanto custará a instalação das catracas, mas quer lançar a licitação “nos próximos dias”.

Ultimamente, a chamada “Casa do Povo” já não tem sido muito frequentada pela sociedade civil, constantemente impedida de ocupar as galerias para acompanhar as atividades legislativas – exemplo disso ocorreu nos dois dias de votação do PL da terceirização, quando as centrais sindicais foram barradas na porta da Câmara. Ao que parece, agora ficará ainda mais restrito o acesso ao local onde são tomadas tantas decisões decisivas ao rumo do país.

(Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum