Casos de coronavírus triplicam na Espanha com retomada das atividades

Governo reduziu as medidas de isolamento e registrou um aumento da infecção nas últimas três semanas, principalmente na Catalunha e em Aragão

Unidade Militar de Emergências da Espanha desinfeta aeroporto (Foto: UME/Fotos Públicas)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Os casos de coronavírus triplicaram na Espanha nas últimas três semanas, desde que o governo reduziu as medidas de isolamento social no país, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (20).

Catalunha, principalmente as cidades de Barcelona, Lleida e arredores, e Aragão são as regiões que registram o maior aumento de novos casos. Segundo a vice-chefe de emergência sanitária, Maria Sierra, a ocorrência do coronavírus saltou de oito casos por 100 mil habitantes no final de junho, quando o estado de emergência terminou, para 27 por 100 mil.

Depois de registrar milhares de casos e centenas de mortes por dia durante um pico no início de abril, a Espanha conseguiu diminuir o número de novas infecções com uma rígida quarentena. As medidas começaram a ser relaxadas em junho pelo governo central em Madrid, que autorizou a flexibilização da quarentena pelas autoridades regionais.

Na maioria das cidades, o espanhóis retomaram uma quase normalidade da vida cotidiana no mês de julho. No ultimo final de semana, 4.581 novos casos de coronavírus foram registrados, elevando o total para 264.836. Mais de 28.000 pessoas morreram em decorrência da covid-19 na Espanha.