CBF publica tabela do Brasileirão seguindo MP de Bolsonaro que prejudica a Globo

Emissora diz que está pronta para tomar medidas legais contra legislação provisória do presidente que implodiu o seu monopólio no futebol

Foto: Arquivo
Escrito en BRASIL el

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta quarta-feira (22) a tabela do Campeonato Brasileiro com transmissões de televisão que consideram a Medida Provisória 984. Editada pelo presidente Jair Bolsonaro em guerra com a Globo, a MP acaba com o monopólio da emissora no futebol, anulando regras que estavam definidas em contrato de direitos de transmissão já assinado e vigente.

A tabela prevê transmissões na televisão por assinatura, no canal TNT, da empresa americana Turner, que não poderiam ocorrer sem a MP 984, publicada em junho. Na primeira rodada, por exemplo, está indicado um Palmeiras e Vasco na TNT. No entanto, o clube paulista tem contrato com a Turner e Vasco assinou com a Globo.

No total, 13 jogos nas dez rodadas iniciais, que não teriam transmissão na fechada, foram afetados pela MP 984. A Globo informou, em nota, que tomará medidas legais cabíveis para impedir as transmissões de partidas que, no seu entendimento, não poderiam ser exibidas pela Turner. Mesmo com a MP, a emissora disse esperar que a Turner não transmita os jogos.

A Turner não que se posicionar neste momento por questões legais. A CBF diz que publicou a tabela segundo a legislação, alterada provisoriamente pela MP 984 em relação às transmissões.