Polícia do Rio mata pelo menos 20 em chacina no complexo do Salgueiro: "é muito corpo"

Vídeo compartilhados por moradores revelam corpos empilhados; em áudio que circula pelas redes, os relatos são de “medo” e “muita gente morta”

Mães retiram corpos de seus filhos de dentro do mangue/ Foto: reprodução redes sociais
Escrito en BRASIL el

Uma operação da Polícia Militar realizada neste domingo (21) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), deixou pelo menos 20 pessoas mortas. Moradores classificam ação como “chacina”.

Na manhã desta segunda (22) moradores retiraram 8 corpos de dentro de um manguezal no bairro do Palmeiras.

De acordo com as primeiras informações reveladas pela Polícia Militar do RJ, o final de semana foi marcado por confrontos entre a corporação e traficantes.

Chacina: mães tentam tirar o corpo de seus filhos de dentro do mangue

No entanto, em áudios que circulam pelas redes, moradores falam de um suposto revide, pois um PM foi morto neste sábado (20) durante patrulhamento na região.

Vídeo feito pelo moradores mostram os corpos empilhados.

https://twitter.com/radardabrasil/status/1462763102840176640

"Dizem que tem muto menino morto lá dentro (do mangue). Tem muita gente chorando. Os policiais quando passaram, estava eu e o meu irmão no portão de casa… quando o Caveirão passou, eles falaram 'valeu, muito obrigado heim'. Tipo, sabendo o que já tinha deixado lá atrás, entendeu? Os corpos", relata uma moradora do Complexo do Salgueiro.

A mesma moradora relata que as mães estão entrando no mangue para retirar os corpos de seus filhos.

"As mães estão entrando dentro do mangue, com o mangue acima do joelho para tentar puxar os corpos. Tem uns que conseguiram sair", relata.

Em tom de desespero, outro morador relata que há "muito desespero e corpos".

"Caralho, eu too aqui dentro e é mó desespero, você não tem noção, é muito corpo, tô aqui dentro (do mangue), é muito corpo".

Moradores retiram corpos de dentro do mangue/ Foto: reprdoução

Outra moradora afirma que há mais de 20 corpos dentro do mangue. "Tem muita gente morta, tem umas 20 cabeças (pessoas mortas) dentro do mangue. Só saiu sete, oito garotos… muito conhecido da gente morreu, a gente tava no mangue pra ver se consegue tirar, mas todos mortos".

https://twitter.com/PenhaNewsRJ/status/1462627429558673414

Repercussão

Políticos do RJ repercutem a operação no Complexo do Salgueiro. A deputada federal Talíria Petrone classificou a operação como "horror".

Que horror o que aconteceu, mais uma vez, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Já são 8 mortos! A política pública de segurança pública não pode ser baseada na vingança nem priorizar o confronto. Por que a vida negra da favela vale menos pro Estado? Chega!

https://twitter.com/taliriapetrone/status/1462751678986346499
https://twitter.com/orlandosilva/status/1462743135688314882
https://twitter.com/MonicaFPsol/status/1462744347263356933
https://twitter.com/monica_benicio/status/1462760969994752002

À Fórum, a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) afirmou que está no local onde foram encontrados os corpos e que está realizando as primeiras diligências.

“A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) está neste momento na localidade Palmeirinha, na comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo. A perícia está sendo realizada próxima ao mangue, onde oito corpos, ainda não identificados, foram localizados por moradores. As equipes também realizam as primeiras diligências na região para a coleta de elementos informativos que possam ajudar a esclarecer a dinâmica dos fatos”, revelou a PM do RJ.