Chefe da Secom, Wajngarten priorizou um de seus clientes em verbas publicitárias do Planalto 

A agência de publicidade Artplan se tornou a número 1 em verbas da Secom desde que Wajngarten assumiu, com aumento de receita de 36%

Foto: Reprodução/Roda Viva
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A agência de publicidade Artplan, um dos clientes de Fabio Wajngarten, chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) passou na gestão dele a ser a principal fonte de verbas distribuídas pela pasta. No primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, a agência teve um aumento de 36% em sua receita, comparado com o mesmo período do ano anterior. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, sob o comando de Wajngarten, a agência recebeu da Secom R$ 70 milhões entre 12 de abril e 31 de dezembro de 2019. Em 2018, o valor foi de R$ 51,5 milhões. Até a posse do atual chefe da secretaria, a agência contemplada com a verba de propaganda era a Calia Y2. No mesmo período, ela obteve R$ 57,1 milhões, quase 40% menos que em 2018, quando recebeu R$ 92,6 milhões do governo de Michel Temer (MDB). Wajngarten assumiu o comando da Secom em abril de 2019. A partir daí, passou a ser o principal sócio da FW Comunicação e Marketing, da qual a Artplan é cliente. A empresa também recebe dinheiro de emissoras de TV, como Record e Band, e de agências de publicidade contratadas pela própria secretaria, ministérios e estatais do governo Jair Bolsonaro. Como secretário, Wajngarten assinou em agosto do ano passado um aumento de R$ 127 milhões e prorrogou o contrato da Artplan com a Secom. Alguns de seus trabalhos na gestão de Bolsonaro foram peças pela reforma da Previdência e as do pacote anticrime, bandeira do ministro da Justiça, Sergio Moro.

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