Chico Macena: Transporte de massa

Escrito en BRASIL el

Prefeitura de SP lançou esta semana, os editais do novo modelo de concessão do transporte público feito por ônibus para os próximos 20 anos. Valor a ser repassado para as empresas não será exclusivamente pelo número de passageiros transportados, como é atualmente, respondendo por 50% do pagamento

Por Chico Macena*

O transporte sobre pneus da cidade de São Paulo possui uma média de nove milhões de embarques por dia. É um desafio diário transportar as pessoas com qualidade numa metrópole como São Paulo.

Por ser um transporte de massa, atuando com capacidade de passageiros semelhante do metrô e do trem, a Prefeitura investe e prioriza os deslocamentos das pessoas que utilizam o ônibus. Desde o início da gestão do Prefeito Fernando Haddad, já foram criados 390 km de faixas exclusivas de ônibus. Com esse investimento, as pessoas diminuíram o tempo médio de deslocamento em 40 minutos. Um investimento importante, principalmente para quem vive na periferia.

Além das faixas exclusivas, a Prefeitura está construindo mais de 60 km de corredores de ônibus que irão aumentar ainda mais a qualidade das viagens. Já está circulando nas ruas cerca de 400 veículos com wi-fi em fase de teste, além de ônibus com ar-condicionado, com duas catracas (para agilizar o embarque) e até mesmo com entradas de USB para carregar equipamentos eletrônicos. São investimentos para levar conforto para os passageiros e até mesmo fomentar a migração do uso do carro para o transporte público.

A gestão Haddad realizou diversas ações na melhoria do transporte. Criamos as linhas noturnas, são 151 linhas que circulam durante toda a madrugada. Nos primeiros seis meses de operação já foram transportados quase 5 milhões de pessoas. E a Prefeitura promoveu o acesso ao transporte gratuito por meio do passe livre para quase 500 mil estudantes da rede pública e mais de 700 mil idosos. Além da criação do Bilhete Único mensal e semanal.

E para aprimorar ainda mais o transporte de ônibus da capital paulista, a Prefeitura lançou esta semana, os editais do novo modelo de concessão do transporte público feito por ônibus para os próximos 20 anos. Um investimento de R$ 7 bilhões por ano para remodelar o sistema visando a evolução. Foram mais de dois anos de estudo e discussões com a sociedade por meio de audiências públicas e de reuniões no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. Além de uma verificação independente realizada pela consultoria Ernest & Young que definiu aspectos importantes para o edital, como a diminuição da taxa de retorno das empresas em relação ao investimento dos atuais 15% para 9,97%.

E a prioridade foi sempre pensada na qualidade e no conforto das pessoas. Tanto que o valor a ser repassado para as empresas não será exclusivamente pelo número de passageiros transportados, como é atualmente. No novo modelo o atual quesito responderá por 50% do pagamento. O cumprimento das partidas programadas ficará com 25% e a disponibilização pontual da frota terá 10%. Se a empresa desrespeitar esses dois últimos itens será penalizada em seus recebimentos. Os outros 15% são custos fixos em veículos e equipamentos das concessionárias.

O objetivo é aumentar em 17% o número de viagens e em 14% a oferta de assentos nos ônibus. Os vencedores do edital terão que construir um Centro de Controle Operacional, operando em conjunto com a administração municipal. Toda a movimentação dos coletivos será monitorada em tempo real, garantindo rapidez na solução de conflitos. E será feita uma nova organização das linhas com três grupos: estrutural, local de articulação regional e local de distribuição. Com ônibus menores passando em vias locais e de bairro e ônibus com grande capacidade de transporte passando por corredores e grandes avenidas e fazendo a ligação com terminais.

Toda essa movimentação, discussões e investimentos são voltados para priorizar a maioria. Pessoas que passam horas para chegar aos seus destinos e elas merecem serem transportadas com qualidade e dignidade. Uma cidade democrática, mais moderna e mais humana deve privilegiar o transporte de massa e é isso que a Prefeitura de São Paulo está fazendo. Uma política pública que irá nortear o futuro de milhões de pessoas pelos próximos anos.

*Chico Macena, 53 anos, é administrador e Secretário do Governo do Município de São Paulo

Foto de capa: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=User:Finasal&action=edit&redlink=1