Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de janeiro de 2020, 16h31

Chile: “Renuncia Piñera” vira hit do público em eventos, e PC pede eleições antecipadas

Pesquisa mostrou que o presidente Sebastián Piñera conta com apenas 6% de imagem positiva, e 82% de imagem negativa. Diante de tamanha rejeição presidencial, e com o anseio popular manifestado nos teatros e estádios de futebol de todo o país, a oposição também decidiu pressionar para adiantar a mudança de governo.

Sebastián Piñera (Reprodução)

Neste fim de semana em que se completaram três meses do início da revolta social, o Chile não parou de se manifestar. Embora os protestos tenham perdido a massividade das primeiras semanas – alguns ocorridos em outubro e novembro chegaram a mobilizar 2 milhões de pessoas, e os mais recentes reúnem cerca de 150 e 200 mil pessoas –, a indignação contra o sistema econômico neoliberal e contra o governo de direita de Sebastián Piñera continua presente na grande maioria da sociedade, e foi vista especialmente em grandes eventos esportivos e culturais.

Um desses eventos foi o Festival de Música Folclórica de Olmué, um dos mais importantes do país. Nas noites de sábado (18) e domingo (19), o público se manifestou várias vezes pedindo “renuncia Piñera”, especialmente durante as apresentações de artistas conhecidos por seu engajamento político, como o cantor Alex Anwandter.

No caso da banda Los Jaivas, que dedicou uma das suas canções aos mortos e torturados pela polícia nos últimos três meses, o grito do público passou a ser “Piñera assassino”.

Nos esportes também houve gritos contra o presidente. A Copa Chile de 2019, que está sendo decidida só agora, teve suas semifinais no sábado, e uma das partidas, entre Colo-Colo e Universidad Católica teve seu momento político quando as duas torcidas juntas cantaram “Piñera… filho da puta… assassino… igual ao Pinochet”. A partida foi vencida pelo Colo-Colo, nos pênaltis.

Na sexta-feira, uma pesquisa do instituto CEP (Centro de Estudos Públicos) mostrou que o presidente Sebastián Piñera conta com apenas 6% de imagem positiva, e 82% de imagem negativa.

Diante de tamanha rejeição presidencial, e com o anseio popular manifestado nos teatros e estádios de futebol de todo o país, a oposição também decidiu pressionar para adiantar a mudança de governo. O Partido Comunista, por exemplo, já apresentou uma proposta para antecipar as eleições. Segundo a deputada Karol Cariola, “Piñera já não tem legitimidade, e deveria renunciar. É o que toda a sociedade está pedindo, basta ver o que se diz nas ruas e em todos os locais públicos”.

A parlamentar também disse que a proposta poderia incluir todos os cargos públicos, incluindo o Legislativo. “Ao menos o Partido Comunista está disposto a fazer esse gesto e renunciar aos seus cargos no Congresso, se for uma ação transversal, para que convoquemos novas eleições gerais. Temos que ter a consciência de que a população está pedindo uma reformulação profunda no país.”


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum