O que o brasileiro pensa?
29 de junho de 2020, 22h06

China suspende importação de 3 produtores de carne do Brasil em conexão com coronavírus

Autoridade chinesa tomou decisão após solicitar informações ao governo brasileiro sobre empresas com casos de covid-19; ministério diz que motivos “não foram apresentados formalmente”

Foto: Arquivo

A China suspendeu importações de três produtores de carne do Brasil nesta segunda-feira (29) após apresentar preocupação com a situação da pandemia de coronavírus no país. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura do governo Jair Bolsonaro.

Em nota, o ministério admitiu que o órgão chinês responsável pela área “solicitou recentemente informações sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhadores”.

No entanto, a pasta ressalva que “não nos foram apresentados formalmente os motivos das suspensões”. Ou não de forma explícita. O ministério não informou quais fábricas tiveram habilitações de exportação suspensa.

A China está com a pandemia controlada, mas, há duas semanas, registrou um surto num mercado de Pequim. As investigações das autoridades locais apontam que o coronavírus estaria um carregamento de salmão importado.

O país passou a reforçar o controle das mercadorias e, no domingo, chegou a decretar medidas de isolamento severas em áreas da capital.

O Ministério da Agricultura brasileiro afirmou à agência Reuters que “está procurando levantar as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas, visando à retomada por parte dessas empresas das exportações para a China”.

O ministério disse ainda que “suspendeu voluntariamente” a exportação para China de um estabelecimento que teve suas atividades paralisadas por decisão judicial ligada aos procedimentos de prevenção da covid-19 entre os seus trabalhadores. 

Além das carnes brasileiras, uma unidade de frangos da JBS, em Passo Fundo (RS), já tinha sido suspensa pela China na última sexta-feira (26) e uma da Minuano, em Lajeado, também está impedida temporariamente de exportar aos chineses.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum