China suspende importação de 3 produtores de carne do Brasil em conexão com coronavírus

Autoridade chinesa tomou decisão após solicitar informações ao governo brasileiro sobre empresas com casos de covid-19; ministério diz que motivos “não foram apresentados formalmente”

Foto: Arquivo
Escrito en CORONAVÍRUS el

A China suspendeu importações de três produtores de carne do Brasil nesta segunda-feira (29) após apresentar preocupação com a situação da pandemia de coronavírus no país. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura do governo Jair Bolsonaro.

Em nota, o ministério admitiu que o órgão chinês responsável pela área “solicitou recentemente informações sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhadores”.

No entanto, a pasta ressalva que “não nos foram apresentados formalmente os motivos das suspensões”. Ou não de forma explícita. O ministério não informou quais fábricas tiveram habilitações de exportação suspensa.

A China está com a pandemia controlada, mas, há duas semanas, registrou um surto num mercado de Pequim. As investigações das autoridades locais apontam que o coronavírus estaria um carregamento de salmão importado.

O país passou a reforçar o controle das mercadorias e, no domingo, chegou a decretar medidas de isolamento severas em áreas da capital.

O Ministério da Agricultura brasileiro afirmou à agência Reuters que "está procurando levantar as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas, visando à retomada por parte dessas empresas das exportações para a China”.

O ministério disse ainda que “suspendeu voluntariamente” a exportação para China de um estabelecimento que teve suas atividades paralisadas por decisão judicial ligada aos procedimentos de prevenção da covid-19 entre os seus trabalhadores. 

Além das carnes brasileiras, uma unidade de frangos da JBS, em Passo Fundo (RS), já tinha sido suspensa pela China na última sexta-feira (26) e uma da Minuano, em Lajeado, também está impedida temporariamente de exportar aos chineses.