Cientistas de Israel desenvolvem vacina oral para coronavírus

Grupo de pesquisa financiado pelo governo prevê testes em humanos em 1º de junho

Cientista chinês com experimento de vacina contra o coronavírus (foto: agência Xinhua)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Uma equipe de cientistas em Israel está desenvolvendo uma nova vacina capaz de proteger as pessoas da covid-19, a doença do coronavírus. O grupo afirma ser capaz de produzir um componente ativo para esta vacina “nos próximos dias”.

A chefe da equipe, Chen Katz, afirmou que pretende iniciar os testes em humanos em 1º de junho, em entrevista ao jornal The Jerusalem Post.

O grupo trabalha há quatro anos no desenvolvimento de uma vacina para o vírus da Bronquite Infecciosa das Galinhas (BIG). A partir de uma adaptação dessa vacina, os cientistas encontraram um caminho promissor para enfrentar o coronavírus. 

“Nosso conceito básico foi desenvolver uma tecnologia geral e não uma vacina específica para esse ou aquele tipo de vírus”, afirmou Katz. Ajustes genéticos permitiram a adaptação da substância para uso em humanos. “A estrutura científica da vacina é baseada em um novo vetor de expressão proteica, que forma e secreta uma proteína solúvel quimérica, a qual entrega o antígeno viral nos tecidos da mucosa por endocitose auto-ativada, fazendo com que o corpo forme anticorpos contra o vírus.”

Segundo Katz, a substância oral da droga já provou induzir altos níveis de anticorpos específicos contra a BIG.  A pesquisa também concluiu que o vírus encontrado nas galinhas carrega grande semelhança genética com o coronavírus, compartilhando mecanismos de infecção.

“Nosso objetivo é produzir a vacina entre as próximas oito ou dez semanas, para alcançarmos a aprovação de segurança em 90 dias. Essa vacina será oral, tornando-a particularmente acessível ao público geral”, afirmou David Zigdon, presidente da entidade onde está instalado o grupo de pesquisa. 

A pesquisa tem financiamento público, do Ministério de Ciência e Tecnologia de Israel.

Temas