Ciro Gomes: Senadores do PDT traíram partido ao votar a favor da PEC 55

Em nota, o ex-ministro afirmou que a bancada da legenda no Senado votou a favor de uma criminosa emenda, que joga "nas costas do povo mais sofrido a responsabilidade de arcar com a tragédia pela qual passa nossa economia e satisfaz unicamente os interesses daqueles que lucram com os abusivos juros brasileiros"

Escrito en POLÍTICA el
Em nota, o ex-ministro afirmou que a bancada da legenda no Senado votou a favor de uma criminosa emenda, que joga "nas costas do povo mais sofrido a responsabilidade de arcar com a tragédia pela qual passa nossa economia e satisfaz unicamente os interesses daqueles que lucram com os abusivos juros brasileiros" Da Redação O ex-ministro do governo Lula e provável pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, divulgou nota nesta quarta-feira, 14, onde afirma que a bancada de seu partido "traiu a confiança e orientação" da legenda ao votar a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela gastos públicos pelos próximos 20 anos. Ele afirmou ainda acreditar na confiança no presidente Carlos Lupi e na executiva nacional do partido, "que deliberará em breve sobre como reagir a esta posição da bancada". A PEC 55 foi aprovada nesta terça-feira, 13, em segundo turno, pelo Senado Federal e seguiu para promulgação. A proposta foi aprovada por 53 votos a 16, sendo que todos os três senadores do PDT votaram a favor: Lasier Martins (RS), Pastor Valadares (RO) e Telmário Mota (RR). Na noite desta terça (13), o presidente nacional do partido Carlos Lupi já havia divulgado nota onde lamentava o encaminhamento dos senadores. "É importante ressaltar que a decisão da bancada não representa os princípios do Partido Democrático Trabalhista, muito menos sua luta em favor dos menos favorecidos", disse. "Adiantamos ainda que já foi iniciado um estudo, junto à Consultoria Jurídica do PDT, de uma medida jurídica para comprovar a inconstitucionalidade da matéria, que claramente, retira direitos da população que garantem acesso à Saúde e Educação públicas de qualidade", completou Lupi. Leia a nota de Ciro Gomes abaixo:
A aprovação da PEC 55 pelo Senado revoga a constituição brasileira, joga nas costas do povo mais sofrido do Brasil a responsabilidade de arcar com a tragédia pela qual passa nossa economia e satisfaz unicamente os interesses daqueles que lucram com os abusivos juros brasileiros. Notadamente, o Partido Democrático Brasileiro (PDT), através de sua direção nacional e de seu presidente, Carlos Lupi, se colocou publicamente contra esta proposta de emenda à constituição e tem lutado de forma corajosa contra o governo golpista que tomou de assalto nosso país. Infelizmente, a bancada do PDT no Senado traiu a confiança e a orientação do partido e votou a favor desta criminosa emenda. Reafirmo aqui minha confiança no presidente Carlos Lupi e na executiva nacional de nosso partido, que deliberará em breve sobre como reagir a esta posição da bancada. O PDT tem uma história assentada no trabalhismo de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola que lutaram e contribuíram para a conquista de inúmeros benefícios aos trabalhadores brasileiros. E é com esta memória e convicção que seguiremos lutando contra qualquer proposta que ataque os direitos do povo brasileiro. Ciro Gomes