Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
16 de junho de 2015, 12h26

Clube de elite em SP é investigado pelo MP por obrigar babá a usar branco

Advogada denunciou o Esporte Clube Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, por discriminação; para promotora, proibir a entrada de babás que não vestem branco é uma regra discriminatória

Advogada denunciou o Esporte Clube Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, por discriminação; para promotora, proibir a entrada de babás que não vestem branco é uma regra discriminatória

Por Redação

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

O Esporte Clube Pinheiros, localizado na zona oeste da capital paulista, é alvo de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP). A medida foi tomada pela promotora de Justiça Beatriz Helena Budin Fonseca, depois que a advogada Roberta Loria denunciou o clube por discriminação. As informações são da BBC Brasil.

Segundo Loria, a babá de sua filha foi proibida de acessar as dependências do local por não vestir trajes brancos. “Ao exigir o uso de determinada roupa pelas babás, o clube pretende marcar as pessoas que estão no local, circulando entre os sócios, mas que pertencem a outra classe social”, afirmou Fonseca à BBC Brasil, que defende ainda que a “regra é discriminatória” por violar “os princípios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana”.

A reportagem procurou o Esporte Clube Pinheiros, que confirmou que “a utilização de uniforme na cor branca pelas babás está devidamente regulamentada através de normativa interna do clube” e declarou que “assim como é comum em organizações a utilização de uniforme e crachá, o Pinheiros adota o mesmo tipo de sistema”.

Ainda de acordo com o Pinheiros, a circulação das babás em algumas partes de suas instalações é de fato proibida. “Existem áreas, como piscina e locais de eventos, que possuem regras específicas para o acesso, podendo ser reservadas exclusivamente aos associados. O clube ainda ressalta que repudia qualquer tipo de pré-conceito ou discriminação de qualquer caráter.”


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum