Coincidência política: Há exatos 39 anos, Superior Tribunal Militar anulava processo que levou Lula à prisão pela primeira vez

Nesta quinta-feira (15), STF confirmou a anulação dos processos da Lava Jato contra o ex-presidente e o devolveu seus direitos políticos, assim como aconteceu em 1982, quando Lula foi inocentado e se candidatou a governador

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Nesta quinta-feira (15), por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a anulação dos processos da Lava Jato contra o ex-presidente Lula. A decisão fez com que o petista, após passar mais de 500 dias preso, retomasse seus direitos políticos.

Essa não é a primeira vez que a Justiça anula um processo contra o ex-presidente e o devolve sua elegibilidade após ser preso. Situação parecida aconteceu há exatos 39 anos, em 16 de abril de 1982.

Naquele dia, já final da ditadura, o Superior Tribunal Militar (STM), por 9 votos a 3, decidiu anular o processo contra Lula e outros dez dirigentes sindicais por “incitação à desobediência coletiva das leis” na greve dos metalúrgicos de 1980. O petista havia sido enquadrado na Lei de Segurança Nacional (LSN) e passou 31 dias na prisão.

Com a anulação de seu processo, em 1982, Lula se lançou como candidato ao governo do estado de São Paulo e terminou a eleição, a primeira após o fim do bipartidarismo, em quarto lugar, com 1.144 milhão de votos. Sete anos depois, em 1989, iria para o segundo turno da eleição presidencial contra Fernando Collor e, vinte anos após a primeira candidatura, tomaria posse, em 2022, como presidente da República.

A efeméride da anulação do processo de Lula há 39 anos foi lembrada pela página Memorial da Democracia. Confira.

Temas