Colapso provocado pela pandemia em Manaus repercute no mundo

Principais portais de notícias do mundo relatam com perplexidade estado de calamidade pública no estado do Amazonas

Paciente em tratamento de Covid-19 em Manaus (Foto: Ingrid Anne/Divulgação)
Escrito en GLOBAL el

O colapso provocado pela pandemia em Manaus está repercutindo no mundo e virou notícia nos principais meios de comunicação internacionais: CNN, BBC, Bloomberg, The Guardian e outros noticiaram com certa perplexidade a explosão de casos de Covid-19 e o fim do oxigênio, que levou muitos pacientes a morrerem por asfixia.

Na quinta-feira (14), acabou o oxigênio de hospitais de Manaus. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Viana, que em um vídeo relatou a situação de guerra vivida na capital amazonense. Ele apelou para que oxigênio de outros estados seja transportado à cidade “em caráter de guerra”.

Para suprir a falta de oxigênio nos hospitais de Manaus e a inoperância do governo federal, artistas e o governo da Venezuela se mobilizaram nas para suprir a escassez do gás que é necessário para o tratamento.

Abaixo selecionamos as principais chamadas dos portais de notícias internacionais:

The Guardian - Explosão de Covid no maior estado do Brasil deixa trabalhadores da saúde implorando por ajuda
Governador do Amazonas afirma situação crítica à medida que detalhes alarmantes surgem sobre o colapso do sistema de saúde na capital Manaus

BBC - Covid-19: hospitais brasileiros 'ficam sem oxigênio' para pacientes com vírus
Hospitais na cidade brasileira de Manaus atingiram o ponto crítico ao tratar pacientes da Covid-19, em meio a relatos de grave falta de oxigênio e equipe desesperada.

Reuters - Manaus, Brasil, colapso do sistema hospitalar, falta de oxigênio no cirurgião-bomba COVID
O sistema hospitalar da cidade amazônica de Manaus está entrando em colapso com uma segunda onda de COVID-19 e está ficando sem oxigênio, disse o ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, na quinta-feira.

Aljazeera - O estado do Amazonas no Brasil está ficando sem oxigênio em meio a aumento de COVID
O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, disse que o sistema hospitalar da cidade de Manaus está em colapso.

Bloomberg - Escassez de oxigênio provoca toque de recolher na capital da Amazônia brasileira
A grave escassez de oxigênio em hospitais da Amazônia brasileira levou as autoridades locais a impor um toque de recolher e transporte aéreo de pacientes a outros estados para lidar com o ataque de uma segunda onda de coronavírus.

Xinhua - Amazonas, do Brasil, envia pacientes com COVID-19 para fora do estado enquanto hospitais quebram

CNN USA - Saúde no Estado do Amazonas em 'colapso' com aumento de infecções do Covid-19

Os hospitais do maior estado do Brasil, o Amazonas, enfrentam uma situação de crise em meio ao aumento das infecções por coronavírus, à medida que o fornecimento de oxigênio está curto e centenas de pessoas esperam na fila por um leito hospitalar.

O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, descreveu o sistema de saúde da capital mineira, Manaus, como estar em "colapso" durante uma live no Facebook com o presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira.

Telegraph - Hospitais brasileiros 'sem oxigênio' para pacientes com vírus em Manaus enquanto centenas esperam por leitos hospitalares

Clarin - Coronavírus no Brasil: hospitais estão sem oxigênio e declaram toque de recolher no estado da Amazônia