Saiba por que a reforma da Previdência é uma grande mentira

"Hoje estão falando de um rombo que na realidade não existe", diz Sergio Pardal Freudenthal em videocoluna. Assista.

É mentira dizer que a reforma da Previdência é uma necessidade. Em 1988, a nossa Constituição cidadã, rompendo com o tempo da ditadura, trouxe a ideia da Seguridade Social mais ampla. A Seguridade Social brasileira é híbrida, tem assistência social e saúde, que são obrigações do Estado, e a Previdência Social, que é de caráter contributivo. Em qualquer sistema de Seguro Social a ideia é tripartite, tanto na administração, como na contribuição. Quem tinha que pagar é o patrão, o empregado e a União. Hoje estão falando de um rombo que na realidade não existe. Se houvesse que ter uma reforma não deveria ser sobre os benefícios dos trabalhadores, que desde 1994 só estão perdendo. Se é preciso alguma reforma que seja no custeio.

Assista à videocoluna

Avatar de Sergio Pardal Freudenthal

Sergio Pardal Freudenthal

Advogado especializado em Direito Previdenciário e Infortunístico. Graduado pela Faculdade do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), É mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Leciona Previdência Social e é autor de diversos livros.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR