Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
06 de fevereiro de 2020, 00h25

Com 92% do votos apurados, Sanders vence mas não leva delegados de Iowa

Segundo o jornalista Jake Tapper, âncora da CNN, Sanders é o candidato com mais votos em Iowa (26,1% contra 25,4% de Pete Buttigieg), mas está elegendo somente 513 delegados, enquanto Buttigieg tem 531

Foto: FlickR

Não são poucos os meios, especialmente entre os tradicionais da mídia brasileira, que gostam de se referir aos Estados Unidos como “a maior democracia do mundo”. Porém, a realidade vive mostrando que esta premissa não é tão verdadeira, e quem está sofrendo com ela agora é o senador Bernie Sanders.

Através de sua conta de Twitter, o jornalista Jake Tapper, âncora da CNN, publicou recentemente um reporte informando que, com 92% da apuração concluída, Sanders é o candidato com mais votos em Iowa, com 26,1% (42.027 votos), superando Pete Buttigieg, que tem 25,4% (40.823 votos).

No entanto, o que conta mesmo nos Estados Unidos são os delegados eleitos, e que candidatos estes escolhem, e nesse âmbito Sanders está perdendo, pois sua maioria de votos está elegendo somente 513 delegados, ou 25,6% deles, enquanto Buttigieg tem 531, ou 26,5%.

O jornalista estadunidense enfatiza, em seu tuíte, que a informação não mostra um desfecho das prévias em Iowa, já que os 8% restantes ainda permitem uma virada de Sanders também entre os delegados. Porém, existe uma grande possibilidade de que o cenário atual seja o definitivo, com Sanders vencendo em votos, mas ficando com um menor número de delegados, e, portanto, perdendo a disputa.

Esta situação não é tão inusual nos Estados Unidos, e o Partido Democrata saber muito bem o que é sofrer com o problema. Em 2000, Al Gore teve mais votos que George W. Bush, mas o republicano elegeu um maior número de delegados, e ainda contou com uma polêmica apuração no Estado da Flórida – que era governado por seu irmão, Jeb Bush.

Em 2016, o atual presidente, Donald Trump, também foi eleito por uma maioria de delegados no colégio eleitoral (304 a 227), apesar de que a democrata Hillary Clinton teve quase 3 milhões de votos a mais que ele.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum