Com medo de Sanders, Estadão publica artigos para dizer que sua vitória gera crise no Partido Democrata

Nos textos, os autores defendem desesperadamente a procura de alternativas para evitar vitória do candidato progressista, seja com Joe Biden ou Michael Bloomberg

Foto: FlickR
Escrito en GLOBAL el

A retumbante vitória do senador Bernie Sanders nas prévias em Nevada, que o colocam na liderança da disputa nacional para ser o candidato do Partido Democrata nas eleições deste ano, parece ter causado pânico na redação do Estadão.

Neste domingo (23), o jornal paulista publicou dois artigos que não escondem o descontentamento da empresa com a possibilidade de Sander vencer não só a disputa interna do seu partido como também o confronto direto com Donald Trump.

Um deles, foi a reprodução de um forçadíssimo artigo do jornal estadunidense Washington Post, dizendo que, apesar da enorme maioria conquistada por Sanders, com muito mais que o dobro do segundo colocado significa uma “cisão no eleitorado democrata” e um risco para o partido em uma disputa futura com Trump.

O texto volta a não esconder suas preferências ao dizer que Joe Biden, candidato da ala mais moderada e de centro-direita do Partido Democrata, “não é o candidato perfeito, mas os democratas que o conhecem e respeitam, e ele tem sua experiência de décadas, com a que poderia acalmar o país e fazer o trabalho esperado”.

Outro artigo do Estadão que não escondeu suas preferências foi o do colunista Lourival Sant´Anna, que torce pelo ex-prefeito de Nova York e ex-militante do Partido Republicano Michael Bloomberg, empresário de mídia e uma das maiores fortunas dos Estados Unidos.

O argumento do colunista é que Bloomberg “tem mais rejeição entre os democratas do que entre independentes e republicanos descontentes com Trump, e é esse voto que um candidato democrata precisa conquistar. O dos democratas já está garantido”.