Com menor contágio que o Brasil, Alemanha mantém uso de máscara obrigatório

Medida vetada por Bolsonaro é considerada pela chanceler alemã Angela Merkel “essencial para manter baixo o número de infecções” de coronavírus

Foto: Reprodução/Facebook
Escrito en GLOBAL el

O uso de máscara continua obrigatório na Alemanha para conter a transmissão do coronavírus. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (6) pelos secretários estaduais de Saúde e pelo ministro da Saúde do país, Jens Spahn, após a chanceler Angela Merkel defender a medida.

Com a taxa de contágio baixa, alguns líderes locais passaram a pedir a suspensão antecipada pelo menos em estabelecimentos comerciais, para estimular economia. Nesta segunda, Merkel reagiu às propostas e reafirmou a importância do uso de máscara em espaços públicos, principalmente em locais e situações em que a distância mínima não pode ser mantida.

"As máscaras são um meio importante e, do ponto de vista atual, essenciais para manter baixo o número de infecções", afirmou Merkel.

A Alemanha realiza mais testes, tem menos casos e há semanas apresenta uma taxa de contágio menor que a do Brasil. Mesmo assim, as autoridades alemãs decidiram prolongar as mesmas regras que o presidente Jair Bolsonaro optou por não aplicar aos brasileiros.

Na última sexta-feira (3), ao sancionar a lei sobre o tema aprovada pelo Congresso, Bolsonaro vetou o trecho que determina o uso obrigatório de máscara em estabelecimentos comerciais, indústrias, instituições de ensino, templos religiosos, órgãos e entidades públicos e qualquer espaço fechado onde exista reunião de pessoas.