Com sistema de saúde em colapso, Manaus terá hospital de campanha

Medida foi anunciada pelo ministro da Saúde; Amazonas é o estado com a maior taxa de contaminação por habitante

Hospital de Campanha para triagem de coronavírus em Portugal (Foto: Reprodução/Facebook)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Com o sistema de saúde em colapso, a cidade de Manaus, no Amazonas, receberá o segundo hospital de campanha do governo federal no país. A iniciativa foi anunciada neste sábado (11) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Ao visitar as obras do hospital de campanha de Águas Lindas, em Goiás, Mandetta disse que assinará a ordem de serviço no domingo (12). O hospital de Manaus terá a mesma capacidade da unidade goiana, 200 leitos adaptáveis para unidades de tratamento semi-intensivas, com tubulação e suporte para respiradores.

O estado do Amazonas tem a mais alta taxa de contaminação por coronavírus do país, com 19,1 pessoas infectadas para cada 100 mil habitantes. É um dos cinco estados que hoje apresentam indícios de uma transição para a fase de aceleração descontrolada de casos.

Segundo o relato de um funcionário que circulou na sexta-feira (10), o Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, colapsou. A unidade de referência na capital do estado é reservada para tratar apenas casos de coronavírus.

O funcionário descreveu um cenário de UTI e a sala de emergência lotados, duas mortes e a família de uma idosa orientada a levá-la para morrer em casa.