Com testes de Covid encalhados, secretário do Ministério da Saúde minimiza necessidade de testagem: "não é requisito"

Declaração de Elcio Franco acontece em meio à intensificação das críticas contra o ministro Eduardo Pazuello

Elcio Franco (Foto: Júlio Nascimento/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Após a revelação de que há cerca de 6,8 milhões de testes encalhados pertos do vencimento, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Elcio Franco Filho - 02 da pasta -, minimizou a necessidade de testes para o tratamento contra o novo coronavírus durante coletiva realizada nesta sexta-feira (27).

"O teste vai ocorrer mediante demanda do médico. Nós destacamos que o médico poderá realizar o diagnóstico clínico físico. [...] Não é requisito que o paciente necessariamente faça o teste", disse Franco.

As testagem é apontada por especialistas como fundamentam para o monitoramento da situação da pandemia. Segundo o G1, Franco não tratou sobre esse tema durante toda a coletiva.

O secretário ainda elogiou o ministro general Eduardo Pazuello, atribuindo a ele a diminuição da letalidade do novo coronavírus.

Pazuello tem sido alvo de diversas críticas e balança no posto. Segundo informações do Estado de S. Paulo, o ministro teria declarado nos bastidores que, se saísse, sairia feliz e comentou com amigos sobre “voltar ao quartel”. A CNN Brasil aponta que o posto pode ser entregue ao centrão.