Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de setembro de 2019, 20h54

Comissão de Combate à Intolerância Religiosa aponta crescimento de crimes de ódio

12ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa aconteceu neste domingo em Copacabana, no Rio de Janeiro

Neste domingo (15), aconteceu a 12ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O ato é organizado pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR).

A CCIR também compartilhou um levantamento que mostra que os crimes de ódio motivados por intolerância religiosa aumentaram no último ano. Segundo dados divulgados pela comissão, são 200 casos registrados até o começo de setembro deste ano apenas no Rio de Janeiro. No ano passado, foram registrados 92 casos.

São levantados casos desde o uso pejorativo de “macumbeiro” até vandalização de terreiros, por exemplo. O guia organizado por Ivanir dos Santos e por Jorge da Silva contém números de casos e relatos, assim como orientações sobre como agir quando for alvo de um ato de intolerância religiosa.

No guia, há informações sobre como recorrer ao Ministério Público, como pedir a uma autoridade policial uma prisão em flagrante e como pedir ajuda a organizações especialistas em ajuda judicial.

Como relatado pela Folha, o guia é gratuito e pode ser solicitado pelo e-mail erarirlherufrj@gmail.com.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum