Comissão de Trabalho da Câmara aprova convite para General Heleno se explicar sobre “novo AI-5”

Ao defender Eduardo Bolsonaro sobre declaração do filho do presidente, o ministro disse que havia necessidade de estudar como “fazer um novo AI-5”

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el
O General Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), poderá ter de se explicar no parlamento. A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) um convite para ouvir o militar a respeito da declaração dele sobre a necessidade de estudar como “fazer um novo AI-5”.

Como se trata apenas de um convite, Heleno não será obrigado a comparecer à audiência.

O ministro deu a declaração em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ao defender o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O filho do presidente tinha levantado a possibilidade da instalação de “um novo AI-5”, caso o Brasil fosse tomado por protestos de rua, como ocorre em outros países da América do Sul.

Convocação

A princípio, o requerimento, de autoria do deputado Rogério Correia (PT-MG), pedia que o ministro fosse convocado, o que o obrigaria a comparecer na comissão.

Contudo, graças à intervenção de parlamentares aliados do governo, o pedido de convocação acabou sendo transformado em convite.