O que o brasileiro pensa?
15 de fevereiro de 2019, 16h58

Compositor cearense Tiago Araripe lança nova canção em Portugal. Ouça aqui

Segundo o compositor, Tudo no Lugar é “uma composição de travessia e de esperança, de renovação e de amor. Uma canção de amor, como resposta aos tempos raivosos que dividiram o Brasil em 2018”

Foto: Facebook

O cantor e compositor cearense, Tiago Araripe, foi, em 2018, de mala e cuia para Portugal. De lá, mandou o clipe da linda canção “Tudo no Lugar”, segundo ele, “uma composição de travessia e de esperança, de renovação e de amor”, e acrescenta: “uma canção de amor, como resposta aos tempos raivosos que dividiram o Brasil em 2018”, conta.

O vídeo clipe, onde ele divide a canção com a cantora portuguesa Mara, é um mergulho da cineasta Fádhia Salomão na intimidade das gravações da nova canção de Tiago Araripe, realizadas na cidade portuguesa de Almada.

Assista ao clipe e leia o texto sobre a nova canção de Tiago Araripe abaixo:

“Algumas vezes me perguntam como faço as minhas canções. Se primeiro vem a letra ou se é a música que abre caminho. Não é um processo definido. Geralmente, as palavras já chegam acompanhadas de uma melodia, como se não pudessem existir sem que assim fosse. Como se viessem ao mundo para ser cantadas. Não é bem o caso de Tudo no Lugar.

Esta surgiu do movimento que me fez mudar do Recife para uma pacata vila de Portugal. Nasceu melodia, emoldurada pelo som do mar e do meu violão, na ensolarada praia alagoana de Japaratinga. Não parecia precisar de letra, como se bastasse a si própria. E não me ocorria um verso sequer que se encaixasse nos seus acordes.

No entanto, meses depois, voltando da cearense praia de Jericoacoara para Fortaleza com a minha mulher, as palavras começaram a pedir lugar e a se fazerem canção. Palavras de amor, como resposta aos tempos raivosos que dividiram o Brasil em 2018. Coração aberto, deixei-as chegar e ficaram ressoando dentro de mim como um diapasão do que me aguardava no além-mar.

Atravessado o Atlântico, e com o auxílio do violão, lapidei a letra: um verso que não tinha sentido foi substituído, uma ou outra nova palavra passou a soar melhor no conjunto da canção. Então Tudo no Lugar é uma composição de travessia e de esperança, de renovação e de amor.

Vem na sequência do movimento que determinou a realização do EP Na Mala, Só a Viagem, gravado na capital pernambucana como prenúncio de toda essa mudança que empreendi, de país e de estilo de vida. A viagem, da mesma forma que o amor, continua. O destino é chegar aos ouvidos e corações, sejam brasileiros ou portugueses.”

Tiago Araripe, em Bombarral, Portugal, janeiro de 2018

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum