Conferência Nacional Popular de Educação 2022 é lançada pelo FNPE

Atividades para a construção colaborativa da próxima Conape têm início este ano, que marca o centenário de Paulo Freire. Evento inaugural ocorreu na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Imagem: FNPE
Escrito en MOVIMENTOS el

Foi dado o pontapé inicial, hoje (9), para a construção da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022). A cerimônia oficial foi às 9h30, numa audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, e teve transmissão ao vivo pelo Facebook.

O evento ocorrerá entre os dias 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte, com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

A iniciativa é um desenvolvimento do FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação), organismo composto por 40 entidades representativas de pesquisadores e trabalhadores do setor educacional, além de órgãos estudantis de várias esferas.

Segundo os organizadores, as principais metas da Conape 2022 são garantir o aperfeiçoamento e a materialização do Plano Nacional de Educação (PNE) e a implantação do Sistema Nacional de Educação (SNE), além de uma gama de compromissos assumidos e detalhados em plataformas de luta construídas democraticamente ao longo dos últimos anos no FNPE.

De acordo com o cronograma oficial divulgado pela manhã, durante o primeiro semestre deste ano serão realizadas as conferências municipais, intermunicipais e territoriais das entidades integrantes. Já a partir de julho, terão início as conferências estaduais e distritais.

O material de divulgação da Conape 2022, disponibilizado no site do FNPE, lembra aos participantes que 2021 é o ano do centenário do educador pernambucano Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, o que deve servir de estímulo para a construção de novas soluções para a área no país, já que, tanto Freire quanto a Educação têm sofridos graves ataques por parte da onda conservadora surgida na política nos últimos anos.

Mais informações podem ser obtidas acessando o site da Conape 2022.