O que o brasileiro pensa?
01 de janeiro de 2015, 13h08

Confira programação completa da posse de Dilma Rousseff

A cerimônia conta com passeio em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, discurso no Palácio do Planalto e recepção de autoridades estrangeiras no Itamaraty.

A cerimônia conta com passeio em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, discurso no Palácio do Planalto e recepção de autoridades estrangeiras no Itamaraty

Por Portal EBC

Neste 1º de janeiro de 2015, a presidenta reeleita Dilma Rousseff toma posse em Brasília para seguir à frente do Executivo brasileiro durante os próximos quatro anos. A cerimônia tem início previsto às 14h15 (horário de Brasília), e segue programação com percurso em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, passando pelo Congresso Nacional, onde Dilma e Michel Temer prestam o Compromisso Constitucional, até a chegada ao Palácio do Planalto, onde a presidenta fará discurso.

Saiba como será a cerimônia de posse:

1. Saída do Palácio da Alvorada

Escoltada por policiais e fuzineiros navais, Dilma Rousseff sai de sua residência oficial, no Palácio da Alvorada, e segue até a Catedral de Brasília, onde é feita a troca do carro oficial para o carro aberto.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958 e sua inauguração em 31 de maio de 1970.

2. Chegada ao Congresso Nacional

congresso_nacional_0

Congresso Nacional (Foto: Rodolfo Stuckert / Câmara dos Deputados)

Dilma Rousseff e o vice-presidente, Michel Temer, seguem em carro aberto até o Congresso Nacional, onde receberão honras militares e será executado o Hino Nacional. Após serem recebidos pelos Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, prestam o Compromisso Constitucional.

O Primeiro-Secretário da Mesa do Congresso faz a leitura do termo de posse e o presidente do Congresso Nacional os declaram empossados. No local, a presidenta faz o primeiro discurso como reeleita.

O prédio do Congresso Nacional foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 21 de abril de 1960. O monumento é composto pelo Senado Federal (cúpula convexa) e pela Câmara dos Deputados (cúpula côncava). Nesta sede foram elaboradas as Constituições de 1967 e 1988.

3. Palácio do Planalto

Dilma Rousseff e Michel Temer se dirigem ao Palácio do Planalto. A presidenta caminha até o Parlatório, onde fará novo discurso. No Salão Nobre, a nova equipe do governo é empossada e todos seguem para o Salão Oeste para a foto oficial.

O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal e o local onde está o Gabinete Presidencial do Brasil. Inaugurado em 1960, foi o centro das comemorações da inauguração de Brasília. O projeto arquitetônico é marcado pelas linhas horizontais de Oscar Niemeyer, enquanto os jardins são da autoria de Burle Marx.

4. Palácio do Itamaraty

A presidenta Dilma Rousseff e o vice Michel Temer seguem para um coquetel no Palácio do Itamaraty, onde receberão as missões especiais estrangeiras e as altas autoridades da República.

O Palácio do Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Também conhecido como Palácio dos Arcos, o edifício é uma das obras mais conhecidas de Niemeyer. O prédio é rodeado por um espelho d’água que serve de cenário para a famosa escultura “O Meteoro”, de Bruno Giorgi.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum