Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de outubro de 2013, 11h14

Contra Campos e Aécio, Dilma seria reeleita no 1º turno, informa Datafolha

Todas as simulações de segundo turno testadas pelo instituto mostram vitória da presidenta

Todas as simulações de segundo turno testadas pelo instituto mostram vitória da presidenta

Por Redação

Dilma Roussef venceria no primeiro turno, se a eleição fosse contra Aécio Neves e Eduardo Campos, segundo Datafolha (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Pesquisa Datafolha, divulgada na noite da última sexta-feira (11), mostra que a presidenta Dilma Roussef (PT) venceria no 1º turno da  eleição presidencial de 2014, se os adversários fossem Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

Segundo a pesquisa, Dilma teria 42%, contra 21% de Aécio e 15% de Campos. Brancos, nulos ou nenhum somam 16%. Para vencer no 1º turno, o candidato precisa somar mais de 50% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos. O Datafolha entrevistou 2.517 pessoas  em 154 municípios.

As três candidaturas são prováveis, embora ainda não estejam confirmadas pelos partidos. A pesquisa é a primeira após a união entre Marina Silva e Eduardo Campos, que podem formar a chapa do PSB no pleito eleitoral.

Outras possibilidades

Outros cenários foram testados pelo Datafolha, em nenhum deles haveria vitória no primeiro turno, mas Dilma venceria todos. Marina é adversária que pode oferecer maior risco para a reeleição da petista.

Na primeira simulação, Dilma (39%) venceria Marina Silva (29%) e Aécio Neves (17%). Em outra possibilidade, Dilma (40%) bateria José Serra (25%) e Campos (15%). No último cenário, Dilma (37%) bateria Marina (28%) e Serra (20%).

Segundo turno

Todas as possibilidade de segundo turno seriam vencidas por Dilma Roussef. Eduardo Campos mostra, na pesquisa, o pior desempenho, com apenas 28% contra 54% de Dilma.

Contra os tucanos a vantagem também é confortável. José Serra teria apenas 33%, contra 51% de Dilma. A presidenta aparece com 54% das intenções de votos no pleito simulado com Aécio Neves, que ficaria com 31%. Contra Marina Silva, o segundo turno seria mais acirrado, 47% a 41% para a petista.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum