Coronavírus: 18 cidades do sul de Santa Catarina decretam lockdown após alta de casos

Medida que suspende todas as atividades não essenciais foi tomada depois que hospital de Tubarão ficou sem vagas e pode ser estendida para outras áreas do estado

Foto: Animal Politico
Escrito en CORONAVÍRUS el

Prefeitos de 18 cidades do sul de Santa Catarina decretaram o lockdown para conter o avanço do coronavírus. A medida que suspende todas as atividades não essenciais entra em vigor nesta quinta-feira (16) e está prevista para durar nove dias.

A primeira a anunciar o lockdown foi a prefeitura de Tubarão, o que levou a um acordo com as demais cidades para replicar a iniciativa, depois de uma alta de infecções na região.

Tubarão concentra os leitos para tratamento da covid-19 no sul catarinense e está em situação crítica. O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) atingiu 100% da capacidade de internação em UTIs. O total de casos confirmados na cidade passou de 542 para 944 em apenas 10 dias.

Em Laguna, cidade vizinha, o número de infecções soltou de 100 infectados na semana passada para 800 na última terça-feira (14).

Além de Tubarão e Laguna, municípios como Braço do Norte, um dos primeiros focos da doença no estado, e Imbituba estão entra as 18 cidades da região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), que fechou acordo para o lockdown.

Segundo o presidente da Federação Catarinense dos Municípios, Orildo Severgnini, a decisão pode ser "replicada para outras regiões, como no Meio Oeste, Vale do Itajaí e na região de Blumenau”.