O que o brasileiro pensa?
08 de abril de 2020, 23h52

Coronavírus: EUA vão reter exportações de máscaras, luvas e respiradores

Depois de desviar equipamentos no exterior, Trump autoriza agências federais a tomar qualquer medida necessária para impedir saída de materiais

Donald Trump (Arquivo)

Os Estados Unidos vão reter exportações de respiradores, máscaras e luvas cirúrgicas até decidir se os equipamentos devem ou não permanecer no país para o combate ao coronavírus.

A medida foi comunicada nesta quarta-feira (8) pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema), pela Alfândega e pela Proteção de Fronteiras (CBP), em anúncio conjunto. A retenção entrará em vigor na sexta-feira (10) e deve durar até 10 de agosto.

Na última sexta-feira (3), o presidente Donald Trump emitiu um memorando instruindo as agências federais a usar qualquer autoridade necessária para manter no país os equipamentos necessários durante a pandemia

A companhia 3M, principal produtora de máscaras no mundo e com sede nos EUA, disse na segunda-feira (6) ter chegado a um acordo com Trump para continuar vendendo máscaras para o Canadá e a América Latina. Ainda não se sabe se a política de retenção afetará o acordo.

Nos últimos dias, a Fema foi acusada de confiscar remessas de máscaras e outros suprimentos vindas do exterior. Na ultima semana, a Alemanha acusou os EUA de praticarem “pirataria moderna”, ao interceptar e confiscar equipamentos que teriam destino ao país, na Tailândia.

Líderes regionais na França relataram dificuldade de negociar equipamentos médicos e de proteção porque o governo estadunidense paga valores acima do mercado. Na mesma semana, os EUA também acabaram tomando encomendas do Brasil.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags