Coronavírus já matou 896 indígenas no Brasil

Dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que também contabiliza 161 nações originárias afetadas pela doença, discrepam dos números oficiais do Ministério da Saúde, que são bem menores

Indígenas brasileiros - Foto: Celso Suruí
Escrito en BRASIL el

Um informe da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) publicado neste sábado (19) afirmou que a covid-19 (infecção provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2) já causou o falecimento de 896 índios brasileiros.

Os números consideram os registros oficiais contabilizados até a última sexta-feira (18), e também indicam que ao menos 161 nações originárias do Brasil já foram atingidas pela doença, com mais de 42 mil pessoas infectadas.

No entanto, os dados da APIB contrastam bastante com os números da Secretaria de Saúde Indígena, órgão ligado ao Ministério da Saúde, que reconhece 36 mil infectados e apenas 504 óbitos entre a população indígena brasileira.

Ana Lúcia Pontes, coordenadora do Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), afirmou em entrevista à Agência Brasil que “indígenas em terras não homologadas ou em área urbana acabam ficando fora das políticas indigenistas, e acaba acontecendo essas distorções na contagem dos casos”.