Coronavírus pode nunca vir a ser erradicado, avalia OMS

Vírus pode ser tornar endêmico e permanecer em circulação, como o HIV; entidade avalia ainda que vacina não garante erradicação, citando exemplo do sarampo

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Foto: Reprodução/YouTube)Créditos: Reprodução/ redes sociais / Youtube
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (13) que o novo coronavírus pode tornar-se endêmico, como o HIV, o vírus da Aids. Isso significa que o coronavírus, causador da doença Covid-19, pode não ser erradicado e estar sempre em circulação na sociedade.

"É importante colocar isto em cima da mesa: este vírus pode tornar-se apenas mais um vírus endêmico nas nossas comunidades, e este vírus pode nunca desaparecer", afirmou o especialista em emergências da OMS, Mike Ryan, em conferência de imprensa virtual.

Sem referir datas, Mike Ryan explicou que o mundo tem algum controle na forma como lida com a doença, embora seja um "grande esforço", mesmo que seja criada uma vacina, uma meta que descreveu como difícil de atingir. O especialista observou ainda que existem doenças com vacinas que não foram erradicadas, como o sarampo.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentou ainda que "está nas nossas mãos e é da responsabilidade de todos, e todos nós devemos contribuir para pôr fim a esta pandemia".