Coronavírus: quase 7 mil brasileiros continuam presos no exterior

Enquanto aguardam repatriação, alguns cumprem isolamento em hotéis com turistas infectados por decisão das autoridades locais

Foto: Dipartimento Protezione Civile/Divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

A pandemia do coronavírus levou ao fechamento de fronteiras e ao cancelamento de voos em diversos países, deixando milhares de brasileiros sem conseguir voltar para casa. Segundo dados do Ministérios das Relações Exteriores, 6.960 cidadãos brasileiros ainda estão presos em outro país. Desde o início da pandemia, foram repatriados cerca de 8.600.

Na Índia, 178 turistas brasileiros em 27 cidades tentam sair de um país sob rígido toque de recolher. Na última semana, policiais indianos foram filmados agredindo pessoas que desrespeitaram o isolamento.

Na África do Sul, que teve quarentena decretada na última quinta, são 400 brasileiros esperando repatriação, de acordo com a embaixada do Brasil no país. Alguns dirigiram mais de mil quilômetros até a capital, Joanesburgo.

No Peru, a maioria dos que estavam em Cusco e Lima foram repatriados em voos comerciais ou da Força Aérea Brasileira. Mas os brasileiros que estão em cidades mais distantes continuam sem previsão de volta. Pelo menos em duas dessas localidades, turistas brasileiros foram impedidos de sair do hotel porque outros hospedes testaram positivo para coronavírus, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

Em Portugal, muitos tiveram os voos cancelados até três vezes e a remarcação é oferecida pelas empresas áreas com valores bastante acima da tarifa normal. Na semana passada, entidades de apoio a imigrantes relataram ao canal de TV português SIC que cerca de 1.600 brasileiros tentam deixar o país e alguns estão dormindo no aeroporto de Lisboa.

Temas