Coronavírus: Recuperados que testaram positivo não se reinfectaram, diz OMS

No entanto, ainda não há garantias de que curados com anticorpos estão imunizados; potência e período da imunidade também são incertos

Teste de coronavírus - Foto: Divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

Pessoas que se recuperaram da Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus, e voltaram a testar positivo para o vírus algumas semanas depois não foram infectadas novamente. Segundo Maria van Kerkhove, líder líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), os testes estão reagindo com células mortas que emergem durante o processo de cicatrização dos pulmões.

“Não são vírus ativos, não é reinfecção, nem reativação”, afirmou van Kerkhove, em entrevista à BBC. Os resultados positivos em pessoas já curadas acontecem porque os testes do tipo PCR , ou moleculares, procuram o material genético do coronavírus.

A análise acaba detectando esse material em células mortas de pulmão, que são expelidas depois de algumas semanas pelos recuperados.

No entanto, a especialista destacou que os cientistas ainda não têm uma confirmação definitiva de que os doentes que se curaram e desenvolveram anticorpos estão imunizados, nem a potência e duração da imunidade.

Temas