Coronavírus: vacinação em São Paulo começa no dia 25 de janeiro

Governo estadual deve publicar ainda hoje todo o plano de vacinação

Escrito en BRASIL el

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (7) que a vacinação contra a Covid-19 começará no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo.

Ao todo serão 10 milhões de doses na primeira fase, que terá como público-alvo pessoas acima de 60 anos, indígenas e quilombolas.

O plano de vacinação do governo do estado de São Paulo trabalha com a certeza de que a Coronavac funcione e seja aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A vacinação será feita em duas etapas, pois, serão necessárias duas doses: o grupo prioritário receberá a primeira dose em 25 de janeiro e a segunda no dia 15 de fevereiro.

Pessoas com 75 anos ou mais, 8 de fevereiro e 1º de março. 70 a 74 anos, 15 de fevereiro e 8 de março; 65 a 69 anos, 22 de fevereiro e 15 de março; 60 a 64 anos, 1º de março e 22 de março.

A escolha do público prioritário tem relação com o fato de que as pessoas com 60 anos ou mais representam 77% das mortes por covid-19.

O governo estadual deve fazer uma checagem das 4.700 Unidades Básica de Saúde (UBS) que são administradas pelos municípios para saber o estado das geladeiras, pois, a Coronavac precisa ser armazenada em temperaturas de 2 a 8 graus centígrados.

Também está previsto, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, a compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis. A capital se adiantou e comprou 10 milhões de seringas para as UBS.

Das 46 milhões de doses, 6 milhões chegarão prontas da China, o restante será formulado pelo Instituto Butantan a partir dos insumos chineses, o que começa a partir desta segunda (7).