Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de novembro de 2012, 19h12

Cotas sim, genocídio não

A palavra de ordem expressa na passeata de 20 de novembro em São Paulo sintetiza a estratégia a ser adotada pelo movimento anti-racista atualmente no Brasil

A palavra de ordem expressa na passeata de 20 de novembro em São Paulo sintetiza a estratégia a ser adotada pelo movimento anti-racista atualmente no Brasil

Por Dennis de Oliveira

A palavra de ordem expressa na passeata de 20 de novembro em São Paulo – “Cotas sim, genocídio não” – sintetiza a estratégia a ser adotada pelo movimento anti-racista atualmente no Brasil.

Marcha da Consciência Negra, na Avenida Paulista (Marcelo Camargo/ABr)

O professor Muniz Sodré, em entrevista a TV Brasil, afirmou que o problema do racismo no Brasil está vinculado às questões relacionais. Diz o professor da UFRJ que o racismo como doutrina pretensamente científica já foi desmascarada, mas persiste como um estoque de valor que contamina o conjunto das relações sociais no país.

Em outras palavras, os valores ideologicamente atribuídos ao ser branco e ao ser negro transformam as relações inter-raciais em situações assimétricas, com o afrodescendente sempre entrando em desvantagem.

 Continue lendo aqui

Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum