Covid-19: TCU abre processo de investigação contra Pazuello

Elcio Franco, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, também será alvo de investigação por má condução da pasta no combate à pandemia do coronavírus

Por cinco votos a três, o Tribunal e Contas da União (TCU) decidiu, nesta quarta-feira (4), abrir processo para investigar o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, por má condução da pasta no combate à pandemia do coronavírus.

Elcio Franco, ex-secretário-executivo do ministério, também será alvo de investigação, de acordo com informações do blog Radar, na Veja.

Pazuello, agora, passa a ser investigado pelo tribunal. Com isso, ele pode ser condenado a inúmeras medidas administrativas: multas, indisponibilidade dos bens e proibição de atuação em cargo em comissão ou função de confiança no serviço federal por até oito anos.

Responsabilidades

Conforme informou o ministro Benjamin Zymler, relator do caso, Pazuello adotou um comportamento com o objetivo de retirar do governo de Jair Bolsonaro responsabilidades em relação ao combate à pandemia.

“Em vez de expandir as ações para a assunção da centralidade da assistência farmacêutica e garantia de insumos necessários, o ministério excluiu, por meio de regulamento, as suas responsabilidades”, comentou Zymler.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR