CPI: Diretrizes do Ministério da Saúde sobre cloroquina não passaram pela Conitec e Conasems

Elton da Silva Chaves, em depoimento à Comissão, também revelou que todos foram pegos de surpresa quando o estudo contrário à cloroquina que deveria embasar protocolo desfavorável ao medicamento foi retirado de pauta

Escrito en POLÍTICA el

A CPI do Genocídio ouve nesta terça-feira (19) o depoimento de Elton da Silva Chaves, representante do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), órgão que atua em parceria com Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), ambos são responsáveis pela elaboração de protocolos sobre medicamentos e tratamentos a serem adotados no SUS.

Em seu depoimento, Elton da Silva Chaves declarou que todos foram pegos de surpresa com a retirada da análise de um estudo contra a cloroquina da pauta de uma reunião do órgão.

"Nós nos surpreendemos com a manifestação do Dr. Carlos Carvalho, por isso solicitamos justificativas plausíveis para o pedido de retirada de pauta, porque a matéria estava na pauta e tínhamos recebido o documento técnico", disse.

Havia uma grande expectativa que, a partir da apresentação do referido estudo foi estabelecido um protocolo ao SUS proibindo a recomendação de cloroquina no tratamento contra a Covid-19. A declaração de Chaves reforça a hipótese de que houve interferência do governo federal para que tal documento não fosse elaborado.

Outra graves questão revelada por Elton Chaves, é que o Ministério da Saúde nunca consultou os órgãos para tratar da indicação ou não de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid.

"Essas orientações técnicas, elaboradas pelo Ministério da Saúde, que trouxeram medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina para serem utilizados no âmbito da Covid, esse documento foi elaborado pelo Ministério, nós não tivemos participação. A própria legislação e o decreto da Conitec é que as orientações técnicas não estão sujeitas a uma submissão pela Conitec, mas uma diretriz terapêutica sim", explicou Chaves.

Em seguida, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) questiona se em algum momento o Ministério da Saúde consultou o Conitec a respeito da cloroquina. "Não, senador", respondeu enfaticamente Elton Chavez.

Bolsonaro se irrita com Queiroga e manda tirar relatório contrário à cloroquina da pauta do Conitec

Com a CPI próxima ao fim e prestes a pedir seu indiciamento, Jair Bolsonaro (Sem partido) ainda trava sua batalha para defender o chamado tratamento precoce à base de cloroquina, que já foi provado cientificamente ser ineficaz contra a Covid-19.

Segundo informações do jornalista Cézar Feitosa no Twitter, na véspera da reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que se reúne nesta quinta-feira (7), Bolsonaro teria se irritado com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e mandado tirar da pauta um parecer do grupo de trabalho contrário ao “kit Covid”.

O relatório comprova a ineficácia dos medicamentos propagados pelo presidente. Caso seja aprovado pelo Comitê, o kit Covid e o uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina fica proibido pelo Ministério da Saúde, contrariando a indicação de Bolsonaro.

Bolsonaro teria se irritado com Queiroga e já avisou que não quer o governo desaconselhe o tratamento precoce, que seria mais um recuo diante de seu eleitorado mais radical, após baixar o tom nas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Temas